sexta-feira, 6 de abril de 2012

Projeto Flauta na Praça
A utilização da flauta doce nas escolas começou com o trabalho do inglês Edgar Hunt na década de 30, que percebeu suas possibilidades e vantagens para a iniciação musical nas escolas. Devido à sua construção específica, possibilita emissão de som imediata, por isso mesmo antes de se aprender sua técnica ou entender o uso do diafragma para a produção de um sopro de qualidade, é possível fazê-la soar. Outro fator que levou Hunt à sua utilização foi o seu baixo custo. A utilização da flauta doce nas aulas de iniciação musical pode ser muito eficiente quando bem orientada por proporcionar às crianças o contato com um instrumento melódico, ajudando-as no desenvolvimento de seu ouvido interno, o contato com a leitura musical, o estímulo à criatividade além de auxiliar no seu desenvolvimento psicomotor e sua lateralidade (a utilização das mãos direita e esquerda). Possibilita ainda a formação de conjuntos, melhorando a capacidade de memorização, de atenção, exercitando o físico, o racional e o emocional das crianças. Por ser utilizada principalmente como instrumento de musicalização, a flauta doce é muitas vezes vista como um “instrumento de brinquedo” e desconhece-se sua história e seu valor artístico.


Já faz algum tempo que tenho o projeto de fazer um movimento musical, começando com o aprendizado de tocar flauta doce.
Esse ano, quero botar em prática e portanto, iniciam-se as inscrições dos interessados para depois, marcarmos datas da primeira oficina que será antes do meio do ano.

Projeto Flauta na Praça

O primeiro Módulo será de iniciação à música, com oficinas de musicalização.
Depois, o segundo módulo já estarão manuseando as flautas.
Nesse projeto, teremos 05 vagas para  curso gratuito  que serão reservadas para meninos ou meninas da comunidade de frente à Corneta aqui no bairro Presidente Altino.
Faremos uma avaliação  e conseguiremos patrocinadores para essas 05 crianças.

O nome Flauta na Praça, vem do objetivo que é realmente ir pra praça com musicas ao som das flautas.

O projeto deve começar  com 15 participantes , sendo que 05 farão parte das vagas sociais.
Cada participante  terá um custo de $50,00 mês.
No momento da inscrição,discutiremos  possibilidades de horários.
As inscrições abrem dia 10 de abril e se encerram  no dia 30 , gratuitamente.
Basta comparecer  à Rua Sanazar Mardiros,408 Casa 05 Presidente Altino. Se preferirem, pode ser feito por e-mail : tulhaatelie@gmail.com  ou pelo celular 7295 1837 e falar com Rosi Ribeiro.

As oficinas começam em Maio, logo na primeira semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário